Tudo começou com um grupo de surdos que sempre se encontrava na Parça Sete de Setembro, no centro de Belo Horizonte, Minas Gerais, com o intuito de apenas conversar e trocar informações e conhecimento, isso no ano de 1955. Até então não existia uma associação de surdos em Minas Gerais. No ano de 1954, na cidade de São Paulo surgia a primeira Associação de Surdos do Brasil, a Associação dos Surdos de São Paulo - ASSP. No ano seguinte, foi a vez da inauguração no Rio de Janeiro, da Associação dos Surdos do Rio de Janeiro - ASURJ, e assim começou a se expandir. Em 1956 o grupo mineiro se organizou e fundou a Associação dos Surdos de Minas Gerais e, a partir daí, passou a receber sócios com o objetivo de integrar os surdos na sociedade.
Há mais de meio século, a ASMG se empenha em servir a comunidade surda e garantir seus direitos. Todos os avanços têm a contribuição do então Presidente Igor Valério Rodrigues (mandato 2023-2026), com seu trabalho e dedicação, faz da ASMG o que é hoje, um patrimônio de valor inestimável para a nossa sociedade.
A ASMG - Associação dos Surdos de Minas Gerais é uma instituição filantrópica de direito provado, sem fins lucrativos, fundada em 30 de abril de 1956. Devidamente reconhecida como Entidade Beneficente pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, através do Certificado de Entidades Beneficentes - CEBAS, a ASMG está inscrita no CNPJ 16.593.824/0001-52 com sede na Rua Elisa Felippeto Ricaldoni, nº 90, Bairro Castelo, em Belo Horizonte/MG. Possui Declaração de Uitilidade Pública no âmbito Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte, através do nº 226 - em programas sociais, atuando como representante da comunidade Surda no Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência - CMPPDBH e Conselho Estadual da Assistência Social - CEAS.