Fundada em 30 de abril de 1956, a Associação dos Surdos de Minas Gerais - ASMG trabalha diariamente pela inclsão da pessoa surda na sociedade. Desde sua fundação a ASMG não mede esforços para derrubar as barreiras impostas ao longo da história que limitam o pleno exercício da cidadania dos surdos. Por isso desenvolvemos ações nas áreas educacional, assistencial, recreativa, profissional, desportiva e sociocultural.
Na sede da associação são promovidas, ao longo do ano, diversas atividades que proporcionam às pessoas surdas desenvolverem suas habilidades. São trabalhos das mais variadas naturezas, através das quais promoveos integração e trocas de experiências entre as pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes. Essas ações buscam atingir o maior número de pessoas em âmbitos diversos, como oficinas gastronômicas, palestras, encontros com surdos do Brasil e outras partes do mundo, festas (Carnaval, junina, dia das crianças, Natal, etc), teatro, cursos, seminários, colônia de férias entre outras.
Socializar e conviver em grupo faz parte da natureza humana, mas para os surdos muitas vezes são colocados obstáculos que o impedem de viver em sociedade. Sendo assim, diante das inúmeras adversidades impostas por muitos setores da sociedade, a ASMG atua para combater o preconceito e a discriminação, tirar dúvidas e quebrar paradigmas a fim de possibilitar uma vida mais digna ao surdo.
Acreditamos que apenas através da educação conseguiremos inserir o surdo nas atividades sociais e mostrar à sociedade que a diferença e o respeito às particularidades de cada pessoa são o caminho para a prática da cidadania e inclusão social.
Prestar atendimento especializado e diferenciado aos Surdos e Deficientes auditivos, por meio de ações afirmativas que viabilizem sua inclusão social adequada na sociedade.
Ser uma instituição de refereência e com excelência em inclusão social das pessoas com deficiência auditiva.
Valorização da pessoa surda, a cidadania como compromisso Social, o respeito à diversidade linguística e cultural da pessoa surda, a inclusão, responsabilidade social como meta permanente, o trabalho em equipe como prática constante e a ética como postura.