Os atendimentos fonoaudiológicos na Associação dos Surdos de Minas Gerais (ASMG) são realizados com base na perspectiva bilíngue, onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é utilizada como língua de instrução e guia todo o processo terapêutico. A linguagem é desenvolvida conforme a língua empregada, seja ela oral-auditiva ou visuoespacial, assegurando, assim, o pleno desenvolvimento cognitivo e psicossocial dos atendidos.
A reabilitação auditiva é conduzida por meio de uma abordagem bilíngue, que integra Libras e a língua oral. A instituição atende crianças e jovens de 2 a 19 anos, desde que apresentem perda auditiva moderada em pelo menos uma orelha, é necessário para comprovação da perda auditiva a apresentação da última audiometria realizada pela criança/jovem.
Os jovens que participam do atendimento fonoaudiológico da ASMG têm a oportunidade de frequentar um grupo repleto de atividades divertidas e enriquecedoras! Através de passeios, shows de talentos, encontros e outras interações sociais, eles desenvolvem habilidades como comunicação, trabalho em equipe e autonomia, além de fortalecer laços de amizade e criar memórias inesquecíveis. Essa experiência proporciona um ambiente acolhedor e estimulante, contribuindo para o crescimento pessoal e social de cada jovem.